Hegemonia Americana
Bacharelado em Biblioteconomia
Fundamentos da Biblioteconomia
Integrantes do grupo:
Daniella de Castro Alves
Neusa Cristina
Thaisa Cristinne Braz Coimbra
Viviane Costa da Silva- Matrícula
Portais Biblioteconômicos
Urca, Rio de Janeiro, 2013
De acordo com Baptista e Espantoso (2008), novos ofícios surgiram e trouxeram reflexos nas estruturas organizacionais e nos planos de carreira devido às modificações no mercado de trabalho, causadas pelo grande progresso das tecnologias da informação. Desta forma, torna-se difícil o acompanhamento das demandas de pessoal qualificado devido a estas mudanças, fazendo com que as organizações busquem profissionais cada vez mais qualificados e preparados para melhor incorporar competências necessárias para as novas atividades.
Segundo os autores, diversos aspectos como a globalização econômica, desenvolvimento tecnológico, evolução dos meios de comunicação, competitividade organizacional, entre outros transformaram a relação entre empregador e empregado e fizeram surgir novos conceitos relacionados à empregabilidade.
Minarelli (1995), citado por Baptista e Espantoso, ressalta que a empregabilidade amplia as chances de um profissional exercer suas atividades organizacionais e, destaca como base da mesma, a adequação e competência profissional, saúde física e mental, reserva financeira e fontes alternativas de relacionamento.
Morville, citado por Baptista e Espantoso, destaca que não se sabe exatamente quando a Arquitetura da Informação surgiu, acreditando que as pessoas de alguma forma a utilizam por séculos. Ele destaca também que o profissional da área deve conhecer seus usuários, seus anseios, hábitos, comportamentos e experiências. É estritamente necessário conhecer os conteúdos que serão disponibilizados e as especificidades do contexto de uso.
Para Dillon (2002), a definição mais abrangente do termo tem relação com o