“Retomada da Hegemonia Norte Americana”
“Retomada da Hegemonia Norte Americana”
A conjuntura econômica da década de 70 mostra uma nova forma de organização frente a ordem mundial econômica. Com o Fim do sistema Breton Woods 1974. Se estabelece o Fim do padrão ouro dólar, bem como um aumento dos juros. Com isso os Estados Unidos se tornou o destino da divisas mundiais, isto é, um financiamento de sua economia.
Com uma Crise econômica generalizada nos Países, economias que não se sustentam por Falta de financiamentos. Dando espaço para a afirmação do Padrão Dólar, mostrando a real força da moeda em meio ao cenário global. Trazendo investimentos, internacionalizações das empresas norte americanas entre outras tendências que mostravam que os EUA estavam agora, no centro econômico mundial.
Na Década de 1980 ocorrem mudanças no setor de produção, incluindo o desenvolvimento das Indústrias com grande esforço no setor tecnológico. O setor de tecnologias, da informação principalmente, abrem caminhos para novos mercados. A tendência de desenvolvimento que os países seguiam, exigiam máquinário automatizado e ferramentas que pudessem controlar o fluxo operacional dos meios produtivos. Desta maneira, as empresas como IBM, Microsoft, entre outras gigantes, do setor, ganharam os mercados internacionais e impulsionaram a economia americana. O setor foi tão bem movimentado que inclusive deu-se origem ao Vale do Silicio. Local onde tais empresas se concentram.
O texto aborda também duas economias, Japão e Alemanha. Que tomaram medidas bastante heterodoxas, como por exemplo: juros baixos, politica fiscal expansionista. Redução de impostos e aumento de gastos. No sentido oposto ao que seguia os EUA e o resto do mundo, que seguiam tendências ortodoxas.
O texto também aborda um cenário que aponta para uma divisão entre o FMI e o Banco Mundial e GATT. As três estruturas compartilhavam a mesma hegemonia.