Sistemas de Medição - Espectrometria de Massa
1. Introdução 4
2. Princípios de Funcionamento da Medição 4
3. Metodologias de Medição 5
3.1. SIMS 5
3.2. TIMS 6
3.3. LA-ICP-MS 6
4. Métodos de Calibração 6
5. Fabricantes de Equipamento do Tipo 7
6. Referências Bibliográficas 9 1. Introdução
A Espectrometria de Massa é um método de medição de massa que tem o objetivo de identificar os diferentes átomos que compõem uma substância química.
Um espectrômetro de massa funciona bombardeando moléculas com um feixe de íons ou elétrons de alta energia para extrair íons da amostra. Existem alguns tipos diferentes de espectrômetros de massa, como o SIMS, o TIMS e LA-ICP-MS. Alguns funcionam com um setor magnético para a separação das partículas. Outros têm um funcionamento mais simples como o quadrupolo magnético e por tempo de voo, porém estes tem uma precisão menor.
2. Princípios de Funcionamento da Medição
A espectrometria de massa é uma técnica microanalítica para a obtenção do peso molecular e de características estruturais de uma amostra. Ela fornece informação sobre a composição elementar de amostras, a estrutura molecular, a composição de misturas complexas, a estrutura e composição de superfícies solidas e as proporções isotópicas de átomos.
A primeira etapa da espectrometria de massa é a transferência de energia para a amostra para que ela se ionize. Estes íons devem estar livres e na forma gasosa. O método de ionização usado influencia diretamente no alcance e utilidade do método de espectrometria, assim como a aparência do espectro de massa de uma espécie molecular. Após essa ionização, as moléculas da amostra se decompõem e então estes íons são detectados para formar o espectro de massa.
A figura a seguir ilustra os passos da espectrometria de massa: Figura 1 – Análise por espectrometria de massa
Para que a espectrometria de massa aconteça, são necessários diversos componentes na máquina. Os três principais são a fonte de íons, o analisador de massa e o detector.
Na fonte de