radiologia
O Laboratório de Dosimetria utiliza filmes dosimétricos para avaliar a dose recebida por trabalhadores ocupacionalmente expostos à radiação gama ou raios X, utilizando monitores de tórax e algoritmos desenvolvidos no próprio laboratório. Anualmente são monitorados 4.000. O dosímetro é calibrado em Hx. O ensaio tem implantado o sistema da qualidade baseado da norma NBR/ISO 17025 e é certificado pelo CASEC/IRD.
Laboratório de Monitoração in Vivo
A bioanálise in vivo consiste em um método direto para determinação da atividade de radionuclídeos presentes no corpo todo ou em órgãos e tecidos específicos. A técnica se baseia na detecção de raios gama ou X oriundos do indivíduo monitorado, o que permite identificar e quantificar o conteúdo corporal de radionuclídeos de interesse, no instante da medição. Os usuários deste serviço incluem trabalhadores ocupacionalmente expostos provenientes dos institutos da CNEN (IEN, CDTN, IPEN, IRD), de serviços de medicina nuclear, de instalações de mineração e processamento de terras raras, de mineradoras convencionais, assim como inspetores de radioproteção, segurança nuclear e salvaguardas e, ocasionalmente, indivíduos do público com suspeita de incorporação de materiais radioativos devido a incidentes ou acidentes radiológicos. Está disponível também um Laboratório Móvel de Monitoração Interna, para atendimento in situ em casos de acidente envolvendo a exposição interna de trabalhadores e indivíduos do público.
Equipamento determina a atividade de radionuclídeos em órgãos e tecidos específicos ou no corpo inteiro
Laboratório de Dosimetria Termoluminescente
Trabalhadores envolvidos em atividades sujeitas a maior irradiação das mãos do que do tronco são monitorados adicionalmente por dosímetros de extremidade do tipo anel com detectores termoluminescentes (TLD). O anel, em plástico preto e descartável, é fabricado no próprio laboratório e usa um chip de