empreendedorismo
Estado do Piauí tem destaque nacional em empreendedorismo social
Eleito por líderes empresariais de diversos estados, vice-campeão do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2013 mudou a vida de comunidades do estado
Uma vez por ano, empresários e comunicadores têm contato com projetos sociais que são desenvolvidos e implementados em todo o país durante meses. É o Campeonato Nacional Enactus Brasil, que este ano ocorreu nos dias 3 e 4 de julho. Na competição, vários trabalhos de empreendedorismo ganharam destaque. O vice-campeão, Time Enactus Centro de Ensino Unificado de Teresina (CEUT), foi bem votado entre os mais de sessenta líderes empresariais presentes na competição por implementar dois projetos importantes para a comunidade do Piauí: o APL Palmeirais e a Agência de Empreendedorismo (AgE).
Desenvolvido em Palmeirais, cidade de 14 mil habitantes a 116 quilômetros de Teresina, o projeto APL Palmeirais visa o empoderamento e a inclusão de mulheres da comunidade no setor produtivo por meio da utilização sustentável de frutas nativas da região, como o caju e o pequi. Como resultado, houve a produção de bombons caseiros, o artesanato da tala de buriti e um impacto social, ambiental e econômico que fomentou a cultura e o turismo na cidade.
O projeto também realizou um curso de educação ambiental a fim de incentivar a diminuição, a separação e o armazenamento de resíduos em local adequado, abrangendo técnicas de reciclagem e sustentabilidade.
Como resultado, 19 mulheres foram empoderadas diretamente e houve um rendimento de cerca de R$ 6 mil na produção.
Já a Agência de Empreendedorismo (AgE) é um projeto que visa estimular iniciativas empreendedoras no estado do Piauí, fornecendo orientação organizacional, financeira e jurídica para empreendedores informais, individuais e microempresários.
A ação é viabilizada por meio de um programa de consultoria especializado, com o