RupLean
5450 palavras
22 páginas
RUP Lean: Um processo de desenvolvimento de software, para pequenas equipes, baseado no RUP e aderente ao MPS.BRAugusto Cézar C. Ferreira1, Meiriana Moreira da Silva1, Ana Patrícia F.
Magalhães1
1
Faculdade Rui Barbosa (FRB) – Salvador, BA – Brazil
acezarcf@lognet.com.br, meirianams@gmail.com, anapatriciamagalhaes@gmail.com
Abstract. This article describes a process of developing software for small teams that need to maintain a minimum project documentation, while managing the quality of the process and the software produced. Are presented
RUP as methodology development process and MPS.BR as a model of quality.
Finally, we show the adhesion between the processes required by the level of
F MPS.BR and artifacts and activities from the process.
Resumo. Este artigo descreve um processo de desenvolvimento de software para pequenas equipes que precisam manter uma documentação mínima do projeto e, ao mesmo tempo, gerenciar a qualidade do processo e do software produzido. São apresentados o RUP, como metodologia de processo de desenvolvimento e o MPS.BR como modelo de qualidade. Ao final, é mostrada a aderência entre os processos requeridos pelo nível F do MPS.BR e os artefatos e atividades resultantes do processo.
1. Introdução
Atualmente as organizações passam por constantes mudanças para atender ao comportamento dinâmico inerente à globalização e, como conseqüência, os softwares utilizados nesta organização demandam evolução constante para atender a estas mudanças. Neste contexto, estabelecer técnicas, métodos e procedimentos que conduzam a produção de sistemas com agilidade e qualidade tem sido um grande desafio para a Engenharia de Software [11].
Definir um processo de desenvolvimento de sistemas em ambientes com pequenas equipes pode tonar mais complexo superar o desafio supracitado, pois as atividades do processo podem demandar um nível de trabalho superior à capacidade da equipe. Por isso, é necessária bastante cautela na