Hegel
Quem foi?
Nascido em 27 de agosto de 1770 em Stuttgard (Alemanha) Hegel foi um importante filósofo alemão do final do século XVIII e começo do século XIX. Foi o fundador do Hegelianismo que se baseava na ideia principal de que a realidade é capaz de ser expressa em categorias reais.
Estudou no seminário de Tubinga com o poeta Friedrich Hölderlin e o filósofo Schelling. Os três estiveram atentos ao desenvolvimento da Revolução Francesa e colaboraram em uma crítica das filosofias idealistas de Immanuel Kant e de seu seguidor,Fichte. Hegel dizia que as concepções filosóficas do passado eram sem vida, não históricas e tendenciosas. Por isso, defendeu a forte ligação entre História e Filosofia.
Hegel faleceu em 14 de novembro de 1831. Encontra-se sepultado em Dorotheenstädtischer and Friedrichswerder Cemetery, Berlim na Alemanha
Principais Obras
- Fenomenologia do Espírito – 1806
é uma das principais obras filosóficas de Georg Wilhelm Friedrich Hegel. O título pode ser traduzido como Fenomenologia do Espírito ou Fenomenologia da Mente devido ao significado dual da palavra alemã Geist. O título provisório, que também apareceu na edição original, era Ciência da Experiência do Consciente. Na publicação original, era identificado como a Parte I do projectado Sistema da Ciência, do qual A Ciência da Lógica seria a segunda parte. Uma obra menor, intitulada Filosofia do Espírito (ouFilosofia da Mente), aparece na Enciclopédia das Ciências Filosóficas, e reconta de uma maneira mais abreviada e alterada, os principais temas daFenomenologia original.
- Ciência da Lógica - 1812-1816
uma obra de Filosofia primeira, voltada à interrogação sobre o começo do conhecimento, sobre o ser e suas determinações categoriais. Em linguagem hegeliana, trata-se do ser em seu vir-a-ser, culminando na Idéia, passando pela mediação da Essência. Conhecida por sua dificuldade, a Ciência da Lógica apresenta inusitadas novidades para quem se