Hegel
NOME: DAVI NASCIMENTO ZEFERINO DO CARMO
NOME: OSVALDO DA SILVA CUNHA
NOME: JOSE CÉSAR DA SILVA
HEGEL E SUA IDEIA DE ESTADO ÉTICO
MACEIÓ/AL 2013
NOME: DAVI NASCIMENTO ZEFERINO DO CARMO
NOME: OSVALDO DA SILVA CUNHA
NOME: JOSE CÉSAR
HEGEL E SUA IDEIA DE ESTADO ÉTICO
Trabalho apresentado como requisito da disciplina filosofia do 1° período do curso de direito da Faculdade Raimundo Marinho – FRM. Professor Juceni Rocha.
MACEIÓ/AL 2013
INTRODUÇÃO
Filosofo alemão, Filho de Georg-Ludwing, chefe da chancelaria do ducado e de Maria-Magdalena, Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu em Stuttgart, a 27 de agosto de 1770. Depois de ter cursado o ginásio da cidade, ingressou em 1788 no seminário de teologia protestante de Tübingen. Entre seus companheiros de estudo estavam Schelling (1775-1854) e Hölderlin (1770-1843), aos quais se ligou por estreitas relações de amizade.
A ideia de Estado ético segundo Hegel envolve uma determinada visão do homem, da sociedade e da decisão. Desse modo, uma determinada visão do homem e de sua relação com a sociedade é inerente a algumas das práticas e instituições de uma sociedade, de modo que podemos pensar nelas como expressando certas ideias. Usa vários termos para caracterizar a relação do homem com a comunidade, um dos mais comuns é “substancia”. O Estado, ou o povo, é a “substancia” dos indivíduos, uma ideia expressa claramente. A comunidade, diz Hegel, é também “essência”, e também “meta final” para os indivíduos. Tudo que o homem é, ele deve ao Estado, somente nele o homem pode encontrar sua “essência”, nenhum indivíduo pode ir além do Estado, a essência do Estado é a vida ética. Hegel ainda fornece os termos com os quais refletimos sobre alguns problemas contemporâneos.
HEGEL E A IDEIA DE ESTADO ÉTICO
O Estado para Hegel é um todo ético organizado, isto é, o verdadeiro, porque é a unidade da vontade universal e da subjetiva. A substância ética Por excelência, significando com