Hebert chapman
Como jogador, Chapman atuou em alguns clubes da Football League e em clubes menores. Suas carreira não teve grandes feitos, foram apenas 40 jogos pela liga e nenhuma honra maior. Mas como treinador conseguiu um enorme sucesso, primeiro com o Northampton Town entre 1908 e 1912, time que levou ao título da competição semi-profissional (que forma a pirâmide do futebol inglês) Southern Football League.
O sucesso logo fez os grandes clubes voltarem os olhos para Chapman. Chapman mudou-se para o Leeds City onde atuou até o início da Primeira Guerra Mundial. Ao fim da guerra, o Leeds City foi personagem de um grande escândalo de pagamentos ilegais e acabou fechando as portas. Chapman também foi acusado e posteriormente banido do futebol, porém recorreu e saiu vitorioso. Reiniciou sua carreira no Huddersfield Town, ganhando uma FA Cup e duas Football League num espaço de quatro anos.
Em 1925, o Arsenal se interessou em Chapman, o técnico deu ao clube os mesmos títulos da FA Cup e dois da Football League. Ele foi o responsável pela construção do Arsenal que foi dominante da década de 30, sendo campeão de cinco títulos da Premier League. Porém ele não viveu para ver este feito. Faleceu rapidamente de uma Pneumonia em 1934, com 55 anos.
Além de um grande vencedor, que levou o Huddersfield Town e o Arsenal à vários títulos, Chapman foi também um dos grandes responsáveis pela modernização do jogo. Ele introduziu novos esquemas táticos e melhorias nas práticas de treinamento. Introduziu várias inivações, tais como utilização de refletores de iluminação, competições de clubes a nível europeu e a utilização de uniformes numerados, recebendo várias honras póstumas em reconhecimento.
Índice [esconder]
1 História
2