Pescaria de potencias
Regras
01- As cartas são embaralhadas e cada jogador deve receber cinco cartas. As demais ficam ao centro da mesa, com as faces voltadas para baixo, formando o lago de pescaria.
02- O objetivo do jogo é formar o maior numero de pares. Um par corresponde a uma potência e seu valor numérico.
03- Inicialmente, os jogadores formam todos os pares com as cartas que receberam e os colocam à sua frente, de modo que os jogadores possam ver o par formado.
04- Decide-se quem começa o jogo. Joga-se no sentido horário.
05- Cada jogador, na sua vez, pede para o seguinte a carta que desejar para tentar formar um par com as cartas tem na sua mão. Ele pode pedir na forma de potência ou como um numero. Por exemplo, se o jogador A tiver n mão 5² ele deve tentar conseguir o 25 para formar um par. Ele, então, diz ao próximo: “Eu quero 25”. Se o colega tiver essa carta, ele deve entregá-la e o jogador A que pediu a carta forma o par e coloca em seu monte. Se o colega não possuir essa carta ele diz: “Pesque!”. E o jogador A deve pegar uma carta do monte no centro da mesa, se conseguir formar o par que deseja ou um outro par qualquer, coloca-o em seu monte se não conseguir fica com a carta em sua mão e o jogo prossegue.
06- Caso algum jogador não possuir mais cartas, e ainda tiver cartas no monte este jogador deve pegar novamente 5 cartas no monte e prosseguir no jogo.
07- O jogo acaba quando terminarem as cartas do lago ou quando não for mais possível formar pares.
08- Não e permitido blefar. Se uma carta for pedida a um jogador e ele possuir, deve entregá-la sob pena de sair do jogo.
09-Ganha o jogador que, ao final, tiver o maior numero de pares em seu monte.
10- No caso de empate, os jogadores vencedores devem iniciar um novo jogo com as cartas dos jogadores eliminados. Vence aquele que formar mais mares.
Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida.
Sigmund