HCS Web 1
Conteúdo: Web 1
A disciplina Homem, Cultura e Sociedade tem como objetivo refletir e debater questões relacionadas a nossa humanidade, reconhecendo que uma área distinta de conhecimento não tem condições de explicar as diferentes facetas próprias do humano. Dessa forma, para evitar um olhar unilateral, a disciplina propõe trazer aspectos de diferentes campos de conhecimento para minimizar a fragmentação, buscando refletir sobre a trilogia: homem, cultura e sociedade.
Que é o homem e qual é a sua finalidade? Como as pessoas me veem? Como eu me vejo? Foram incontáveis as tentativas de elaboração de uma definição que abarcasse o conceito de homem ao longo do tempo. Religiosos, sociólogos, antropólogos, historiadores, filósofos, biólogos, psicólogos, dentre outros, todos investigaram a realidade humana e os aspectos e complexidades que o cercam: sua origem, sua natureza, suas aspirações, suas fraquezas e grandezas.
Para encontrarmos nossa resposta, vamos seguir juntos um percurso interessante sobre a evolução do homem, seus valores e sua cultura. Para começar, vejamos as explicações da antropologia a seguir: I. ANTROPOLOGIA O termo antropologia (anthropos, homem; logos, estudo) significa o estudo do homem. Classificada como ciência da humanidade, preocupa-se em conhecer o ser humano na sua totalidade, o que abriu em três campos distintos de pesquisa: Ciência Social - que visa estudar o homem como ser integrante de grupos organizados.
Ciência Humana - Enfoque no homem de forma global: sua história, suas crenças, usos e costumes, Filosofia, linguagem etc.
Ciência Natural - Visa conhecer o lado físico do homem considerando processos evolutivos. A Antropologia visa ao conhecimento completo do homem, o que torna suas expectativas muito mais abrangentes. Dessa forma, uma conceituação mais ampla a define como a ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento. O seu