Metodos cromatográficos
Introdução ………………………………………………………………………………………………….1
O que é cromatografia………………………………………………………………………………...2
Tipos de Cromatografia……………………………………………………………………………….3
Actividade experimental…………………………………………………………………………….6
Registo e interpretação dos resultados………………………………………………………7
Conclusão ………………………………………………………………………………………………….8
Ficha de Trabalho………………………………………………………………………………………..9
Bibliografia………………………………………………………………………………………………….10
O que é a Cromatografia?
A cromatografia (do grego χρώμα:chroma, cor e γραφειν:"grafein", grafia) envolve uma série de processos de separação de misturas. A cromatografia acontece pela passagem de uma mistura através de duas fases: uma estacionária (fixa) e outra móvel. A grande variabilidade de combinações entre a fase móvel e estacionária faz com que a cromatografia tenha uma série de técnicas diferenciadas.
Esta técnica, relativamente recente é hoje muito utilizada, pois aplica-se mesmo quando as substâncias a separar se encontram em pequenas quantidades e apresentam propriedades semelhantes. Tem ainda a vantagem de ser rápida, podendo ser utilizada quer em misturas coradas quer incolores.
Fig.1 exemplo de cromatografia
Introdução Um dos problemas que continuamente desafiam os bioquímicos é a separação e a purificação de um ou mais compostos de uma mistura complexa. Um dos mais convenientes métodos para realizar tal separação é o uso de técnicas cromatográficas, tais técnicas podem ser usadas para separação de grandes quantidades ou pequenas quantidades de material. Espero ser clara e objectiva no decorrer do trabalho.
Tipos de Cromatografia Existem vários tipos de cromatografia : 1. Cromatografia líquida:
2. Cromatografia gasosa: 3. Cromatografia de camada fina:
4. Cromatografia em papel:
5. Cromatografia em coluna
O