hcl acido cloridrico
O ácido clorídrico (HCl) é um ácido inorgânico forte, e é formado pelo gás cloreto de hidrogênio dissolvido em água, em uma proporção de cerca de 37% do gás.
Quando dissolvido em água, o gás cloreto de hidrogênio se torna o ácido clorídrico, cuja formula molecular é HCl. Sua solubilidade na CNTP é de 450 mL/L.
Um frasco dessa solução deve ser mantido bem fechado, pois em sua forma pura, essa solução libera vapores sufocantes, tóxicos e corrosivos.
O ácido clorídrico é muito usado na limpeza e galvanização de metais, no curtimento de couros, na obtenção de vários produtos, como na produção de tintas, de corantes, na formação de haletos orgânicos, é usado também na hidrólise de amidos e proteínas pelas indústrias alimentícias e na extração do petróleo, dissolvendo as rochas e facilitando o seu fluxo até a superfície.
Além disso, esse ácido é encontrado no estômago. É um dos principais componentes do suco gástrico que é secretado para auxiliar na digestão da comida, num volume de aproximadamente 100 mL.
Titulação
Uma titulação é um processo de análise quantitativa que exige uma medição rigorosa e é muito utilizada em laboratórios. Em uma análise química, o titulante é a solução que é colocada na bureta para que ocorra a reação de titulação. E o titulado é a solução que está no erlemeyer, á qual é adicionado o indicador ácido-base.
Por exemplo, em uma titulação entre o hidróxido de sódio e o ácido clorídrico, se colocarem o ácido clorídrico na bureta e o hidróxido de sódio no erlenmeyer (adicionando á solução o indicado), tem-se que o titulante é o HCl e o titulado é o NaOH.
A padronização de uma solução é necessária, pois é importante que se conheça com exatidão a sua concentração, para tal utiliza-se o método da comparação (procedimento de titulação). As titulações estão entre os procedimentos analíticos mais exatos.