Obtenção e Propriedades do Ácido Clorídrico (HCl)
Obtenção e Propriedades do Ácido Clorídrico (HCl)
1. Introdução
O ácido clorídrico (HCl) forma uma solução aquosa de composição máxima de aproximadamente 37%m na temperatura ambiente. É um gás incolor de odor forte e irritante, sabor azedo, fumega ao ar úmido para formar uma névoa do ácido. Forma uma mistura azeotrópica com a água a 20,2% HCl em massa e ferve a 108,6° na pressão de 1 atm.
1.1 Objetivo
O objetivo deste procedimento é preparar ácido clorídrico e identificá-lo a partir de algumas propriedades físicas e químicas. Foram abordados, principalmente, os conceitos de reatividade química, a técnica de obtenção de gases e conceitos de pressão de gases. Foram bastante discutidos os princípios básicos de segurança para esse tipo de procedimento e para o manuseio de ácido sulfúrico concentrado.
1.2 Pesquisa Bibliográfica
O ácido clorídrico (HCℓ) é uma solução aquosa, fortemente ácida e extrema- mente corrosiva, devendo ser manuseado apenas com as devidas precauções. Ele é normalmente utilizado como reagente químico, e é um dos ácidos fortes que se ioniza completamente em solução aquosa.
A formação de ácido clorídrico é bem reativa e deve ser feita com muito cuidado. No meio industrial essa obtenção pode ser feita de duas maneiras, uma delas é através do aquecimento a altas temperaturas do gás hidrogênio com o gás cloro, formando o HCl em sua forma pura que é gasosa. Esse gás se dissolve muito bem em água permitindo a confecção da solução de HCl.
Uma coisa interessante sobre o ácido clorídrico é que, apesar dele ser altamente tóxico em caso de ingestão na sua forma líquida, esse ácido está presente no suco gástrico. Essa secreção produzida pelo estômago é formada pelo próprio ácido clorídrico, enzimas, sais e muco. Ela mantêm o pH do estômago entre 0,9 e 2 proporcionando assim a melhor destruição das células de alimento pra que possamos absorver os nutrientes.
O ácido clorídrico é uma