faculdade
MITO OU VERDADE: AS VITAMINAS COLABORAM CONTRA O
ENVELHECIMENTO DA PELE?
São Paulo
Universidade Nove de Julho
2014
RESUMO
O objetivo geral deste trabalho é se aprofundar na contribuição das vitaminas na prevenção do processo de envelhecimento, além de abordar as principais vitaminas utilizadas no mercado e quais as vantagens e desvantagens em suas aplicações. A metodologia para esta pesquisa foi a pesquisa bibliográfica em artigos científicos encontrados em sites de busca especializados como fonte de informações. O mercado de cosmecêuticos com apelo antienvelhecimento está aumentando e uma forma de reverter esse problema gerado pela radiação UV é o uso de vitaminas.
Entre outras funções, as vitaminas apresentam atividade antioxidante e, por isso, são aplicadas em formulações orais e tópicas. Quando comparadas as vitaminas nessas formulações, tem-se observado melhores resultados nas formas tópicas. Os estudos induzem que existem fortes evidências que recomendam o uso de vitaminas a fim de desacelerar o envelhecimento da pele. Entretanto, o uso de fotoprotetores e a não exposição ao sol em horários críticos continuam sendo as melhores prevenções contra o envelhecimento precoce da pele.
INTRODUÇÃO
O objetivo geral deste trabalho é se aprofundar na contribuição das vitaminas na prevenção do processo de envelhecimento, pelo viés da Farmácia e Bioquímica. Os objetivos específicos são abordar as principais vitaminas utilizadas no mercado e quais as vantagens e desvantagens em suas aplicações.
O que justifica este trabalho são os benefícios para a população em geral que utiliza os medicamentos, fórmulas tópicas e suplementos alimentares contendo vitaminas, além daqueles que os prescrevem. Além disso, a busca por vitaminas eficazes e confiáveis, que desempenhem suas funções e ainda mantenham-se estáveis, reforça a justificativa.
A metodologia para esta pesquisa foi o uso da internet para buscar artigos que tratassem da