Gestão Estratégica da Informação
Neste trabalho será apresentado uma análise global com uma abordagem simples e de fácil compreensão sobre como as grandes companhias, empresas grandes, médias e de pequeno porte, podem fazer para programar a sua Gestão Estratégica da Informação de maneira eficiente e fazer para que todos os seus colaboradores, gestores e diretores passem a usufruir desta ferramenta para alavancar os resultados produtivos e financeiros esperados de seus negócios.
O fator principal para que essa filosofia atinja seus objetivos será a troca de informações face a face, e a troca de informações entre companhias concorrentes, alianças de seguimentos de mercados semelhantes para atingir ao meio comum, o espaço único de mercado.
A Gestão Estratégica da Informação e a Inteligência Competitiva estão entre os principais fatores críticos de sucesso nas organizações.
Com uma mudança de meio ambiente de mercado as empresas estão cada vez mais buscando estreitar seus relacionamentos comerciais dentro e fora, dando maior ênfase as informações existentes com cada indivíduo, sendo melhor que a pessoa detentora dessas informações esteja e seja parte integrante de seu quadro de colaboradores.
Partir na frente dos outros, criar novas soluções e produtos, inovar, ultrapassar, depende de saber lidar com a informação, ter idéias inovadoras faz toda a diferença.
1. GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO
O aspecto das idéias é mais claro nas discussões sobre estratégia já que sem elas não tem sentindo falar sobre estratégias. Se eliminar o aspecto das idéias e inovações, o que era estratégia torna-se meramente Gestão Operacional, tornando-se apenas programas de melhorias, exemplo: qualidade, reengenharia e outros, quando implementados de maneira autônoma.
Se uma empresa colocar em prática um processo de reengenharia sem debater qual a real necessidade desta ação, sem querer repensar sua estratégia principal, sem nunca ser forçada a repensar quais são as suas fronteiras, ela