Gestão estratégica da informação
Bacharelado em Sistema de Informação
Suellen Pereira Iraci
RESENHA: GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO
Belo Horizonte
2011
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO
A geração e busca da informação sempre fizeram parte do cotidiano da sociedade, mesmo que de forma despercebida. BORGES (2000) afirma que a “informação sempre foi o insumo básico do desenvolvimento”, porém atualmente, com os avanços da tecnologia, a atenção oferecida a este insumo aumentou devido à percepção da importância da informação para geração do conhecimento e desenvolvimento tanto para pessoas, quanto empresas ou países.
Com a tecnologia, a noção de tempo e espaço é alterada devido à globalização, pois qualquer informação pode ser disponibilizada para toda sociedade, independente de onde o indivíduo que está buscando a informação, esteja localizado. Assim, a disponibilização e recuperação da informação foram facilitadas a mundo moderno, também conhecido como “Sociedade da Informação” segundo Assmann (2000).
De acordo com esse mesmo autor, para que uma sociedade seja caracterizada como “Sociedade da Informação”, além da disponibilização desse recurso tão importante para a geração de conhecimento, é necessário que ocorra um contínuo processo de aprendizado, “para que sejam aproveitadas todas as vantagens econômicas e sociais do progresso tecnológico e melhorada a qualidade de vida dos cidadãos”, por isso é importante que todos tenham acesso a informação e a tecnologias que facilitam esse acesso.
Além de facilitar o acesso à informação, a tecnologia está sendo utilizada nas organizações como um meio estratégico de gestão da informação, pois a informação é um insumo de grande importância para o processo decisório nas organizações, reduzindo incertezas e gerando vantagens competitivas. O conjunto de informações usadas pelos administradores da empresa para diminuir as incertezas na tomada de decisão, tem sido chamada de “informação para