Gestão estratégica da informação
GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO
JUNDIAÍ /SÃO PAULO
2011
“Uma organização inteligente é aquela capaz de disponibilizar produtos de qualidade, que pratica o bom atendimento e que consegue adequar sua política de venda e preços aos clientes, que cumpra prazos estabelecidos e ainda esteja ligada nas modificações do mercado” Santana, 2004
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de uma organização está ligado à implantação de tecnologias. Ela permite que as empresas otimize seu tempo e seus custos, facilitando a sinergia entre departamentos e pessoas.
A tecnologia da Informação envolve não somente o processo de novas tecnologias e suas facilidades, mas também o fácil entendimento entre o mundo organizacional e seu ambiente, de acordo com a competitividade existente.
Uma empresa que se rende à informação jamais fica desatualizada quanto aos acontecimentos mundiais e sabe como reagir em situações adversas, pois tem fácil acesso as ferramentas tecnológicas e sabe como lidar com elas, controlando a situação de forma fácil e dinâmica.
2. Planejamento estratégico da tecnologia da informação PETI
O PETI é um processo dinâmico e interativo para estruturar estratégica, tática e operacionalmente as informações organizacionais, a TI (e seus recursos: hardware,software, sistemas de telecomunicações, gestão de dados e informações), os sistemas de informação (estratégicos, gerenciais e operacionais), as pessoas envolvidas e a infraestrutura necessária para o atendimento de todas as decisões, ações e respectivos processos da organização (PREMKUMAR; KING, 1992; BOAR, 1993; KEARNS; LEDERER,1997).
Antigamente o objetivo de TI era otimizar tempo e esforço na execução das tarefas, mas isso mudou e atualmente a Tecnologia da Informação é vista como apoio no desenvolvimento e aplicação das estratégias empresariais (Stair e Reynolds 2006). Mediante diversas metodologias para planejamento estratégico de TI destaca-se o modelo PETI de King e