Havaianas
A história de estratégias das Havaianas
Estratégia 1 – Começando a Alpargatas
Tudo começou em 1907 com a chegada do escocês Robert Freizer, vindo da Argentina para associar-se ao grupo inglês e construir a fábrica Alpargatas e Calçados no bairro da Moca em São Paulo.
Em meados da década de 40, a empresa muda seu nome para "São Paulo Alpargatas SA".
Estratégia 2- Lançando as Havaianas
Em 1962 é lançado no Brasil as Havaianas, uma sandália de borracha com o conceito “chinelo de dedos”, inspirada nos calçados japoneses.
A marca teve uma patente registrada com o título: “ Novo modelo de palmilha com forquilha”.
Estratégia 3 – Mudando o Logo
Já nomeados como Havaianas, vendendo 1000 pares por dia, em 1968 Alpargatas criam seu logo tipo, um triângulo que lembra “A” de Alpargatas, dá ideia de movimento, estampadas nas tiras das sandálias.
Estratégia 4 – CHICO ANÍSIO E AS LEGÍTIMAS
Em 1970, uma campanha publicitária estrelada pelo comediante Chico Anísio. Ele chega para aclamar as Havaianas como “As Legítimas”, buscando frear as grandes quantidades de imitações que começaram a surgir.
Estratégia 5 – REPOSICIONANDO
Alpargatas estava em crise e era impossível cobrar mais caro pelas HAVAIANAS, que tinha os consumidores de baixa renda compradores fiéis, e extremamente difícil aumentar suas vendas tentando atrair um público de poder aquisitivo mais elevado, que desprezava a marca.
Em 1994, a ALMAP BBDO-Agencia das havaianas assume a cota e para sair desta crise lança as sandálias monocromáticas, as HAVAIANAS TOP. A agência transformou as HAVAIANAS em assessórios da moda.
“A marca ganhou a nova roupagem fashion. Antes trabalhávamos com modelo único, com três opções de cores. A partir de 94 passamos a oferecer ao mercado 40 modelos com 10 cores, o que resultam em 400 possibilidades diferentes de um brasileiro usar