Havaianas
Leia Mais * 27/06/2012 | O que um vendedor nunca deve fazer? * 27/06/2012 | Supermercados vendem 9,88% mais em maio * 27/06/2012 | ThyssenKrupp contrata bancos para opções nas Américas * 27/06/2012 | Queda de vendas no Brasil faz Renault suspender produção argentina
É isto o que consta em um documento apresentado nesta quarta-feira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Nele, a Alpargatas apresenta a meta de obter uma receita líquida consolidada entre 5 e 6 bilhões de reais em 2016. O número exclui eventuais fusões e aquisições. Além disso, a empresa buscará uma margem de ebitda de 20% naquele mesmo ano.
A Alpargatas traçou, em linhas gerais, quatro iniciativas para cumprir seu plano. Veja quais são:
1. Bombar as vendas da Havaianas
Principal marca da empresa, a Havaianas responde por 45% a 50% do mercado brasileiro de sandálias. Mas a Alpargatas quer avançar sobre a outra metade dos consumidores. Para isso, vai investir no lançamento de novas coleções a cada ano.
A empresa também vai reposicionar a marca, com o objetivo de fazer com que os consumidores vejam as Havaianas não como um produto “funcional”, isto é – um simples chinelo para não andar descalço. A ideia é que as pessoas vejam Havaianas como “uma marca aspiracional” – algo que elas querem ter, seja lá por quê.
Ampliar as parcerias, buscando empresas como a Disney, Warner e Missoni, também está entre as iniciativas. Por último, a empresa está construindo uma nova fábrica, a fim de ampliar a capacidade produtiva e a escala da Havaianas.
2. Expandir a marca Havaianas no exterior
A Havaianas já é exportada para 81 países. No ano passado, a marca vendeu 28,1 milhões de pares no exterior. O