harmonicos
O QUE É DISTORÇÕES HARMÔNICAS?
Trata-se de uma componente senoidal da tensão ou corrente alternada, com a freqüência igual a um múltiplo da freqüência fundamental. Estas, quando injetadas no sistema elétrico, causam diversos fenômenos que afetam o fornecimento de energia, tanto na qualidade da energia, como na operação da concessionária e do próprio consumidor.
Quem gera essas distorções são os próprios equipamentos no instante do chaveamento (liga/desliga). No acionamento de motores inversores, capacitores ou iluminação, existe uma corrente de curto-circuito num intervalo de milésimos de segundos, fazendo com que todo o sistema seja afetado pelo sinal gerado naquele instante, pois eleva a tensão, a corrente e deforma a freqüência. Estes distúrbios propagam-se por todo o circuito elétrico, até chegar a uma impedância baixa, capaz de sugar este sinal e restaura a linha de 60hz.
Sinal Senoidal sem Harmônicas
Sinal Senoidal com Harmônicas
Fontes de harmônicos
Definindo o problema Harmônicos são correntes ou tensões com frequências múltiplas da frequência de energia fundamental. Por exemplo, se a frequência fundamental é 60 Hz, então a segunda harmônica é 120 Hz, a terceira é 180 Hz etc. Harmônicos são criados por cargas não lineares que extraem pulsos abruptamente ao invés da maneira senoidal estável. Estes pulsos causam aspectos de onda de corrente distorcidos que, por sua vez, geram correntes de harmônicos para fluir de volta em outras partes do sistema de energia.
Observe que a onda senoidal maior é a fundamental do sistema elétrico e as ondas menores são os distúrbios causados por equipamentos. A soma destas ondas