ação declaratória
Exmo. Sr. Dr. Juiz Presidente da…Junta de Conciliação e Julgamento de….. …………(Nome, qualificação e residência), por seu advogado signatário, vem, com fundamento no art. 4.°do Código de Processo Civil c/c arts. 769 e 791, da Consolidação das Leis do Trabalho, apresentar a Vossa Excelência a presente ação declaratória contra ………………..(nome do empregador, qualificação e endereço) a fim de que seja declarada por sentença sua vinculação empregatícia, tendo em vista os motivos seguintes:
1 – O reclamante foi admitido ao serviço da reclamada em……(data) para exercer as funções de (especificar), percebendo o salário mensal de R$……… (especificar).
2 – Apesar de se encontrar trabalhando para a reclamada há mais de……..(tantos meses) mediante o pagamento de seus salários com recibos avulsos, sem constar da respectiva folha de pagamentos, bem como do Registro de Empregados e do preenchimento de sua Carteira de Trabalho, não são procedidos pela mesma os respectivos descontos previdenciários e nem o recolhimento devido ao FGTS.
3 – Objetivando dirimir dúvidas futuras com a ocorrência de graves prejuízos para o reclamante, apresenta a presente Ação Declaratória para ser declarada judicialmente sua relação de emprego com a reclamada e, conseqüentemente, com a sua condenação ao recolhimento das contribuições previdenciárias e do FGTS devidas desde a data de sua admissão em …..(data).
4 – O reclamante protesta por prova testemunhal e pelo exame pericial na contabilidade da Reclamada, para constatar os pagamentos que lhe foram feitos desde a época em que foi admitido.
Em face do exposto, requer a citação da reclamada para responder aos termos da presente ação, cuja procedência espera, por ser de direito e merecida
JUSTIÇA.
Dá-se à causa o valor de R$……
E. deferimento
Local, data e assinatura