Harmonicos
Eng. José Teixeira Junior
1) INTRODUÇÃO
O ensaio de descargas parciais é um ensaio não destrutivo cuja finalidade é medir o nível de descargas parciais em um determinado equipamento numa dada tensão, onde existem diversos tipos de isolamentos envolvidos (sólido, líquido e gasoso).De maneira geral, o nível de descarga parcial medido deve estar abaixo de um valor prefixado por norma ou especificação do equipamento ensaiado.
O fenômeno das descargas parciais ocorrem em cavidades ou inclusões de constante dielétrica diferente da do material que a rodeia. Quando submetemos este material a um campo elétrico, este se distribui pelo material, submetendo a cavidade ou inclusão a um gradiente de tensão em excesso ao gradiente máximo suportável pela mesma. Este fenômeno dará origem a pequenas descargas disruptivas no interior da cavidade, acarretando um processo temporal de deterioração progressivo do material e eventualmente a falha do equipamento. Logo, é importante a detecção das descargas parciais em equipamentos como controle de qualidade não destrutivo.
2) NOMENCLATURA
O termo descarga parcial é um termo genérico dentro do grupo de descargas em gases, como podemos ver no diagrama a seguir:
IONIZAÇÃO : qualquer processo pelo qual um átomo torna-se eletricamente carregado, tal como solução de sal na água
DESCARGA EM GÁS : passagem de corrente através de um gás por avalanche de elétrons
Todos os outros processos envolvendo ionização Todas as outras descargas em gases
DESCARGA PARCIAL : descarga em gás que não une os eletrodos completamente DESCARGA INTERNA : DESCARGA SUPERFICIAL : descarga ocorrendo em inclusões descarga ocorrendo na superfície de um isolante ou cavidades dentro do isolante
DESCARGA EXTERNA : descarga ocorrendo em torno de pontas agudas e extremidades de eletrodos -Corona
Como podemos ver, o termo ionização, que muitas vezes é utilizado para referir-se a descargas