Fármacos que atual nas arritmias cardíacas
FACULDADE REGIONAL VALE DO AÇO - FARV
Fármacos que atuam nas Arritmias Cardíacas.
Ipatinga
Fármacos que atuam nas Arritmias Cardíacas
Trabalho apresentado à Professora Jusciléia Furtado Melo Barros da disciplina de Farmacologia da turma do 5º período de farmácia, turno matutino.
Ipatinga
Abril de 2011
Arritmia Cardíaca A arritmia significa uma alteração do ritmo normal do coração, produzindo freqüências cardíacas rápidas, lentas e/ou irregulares. Também é conhecida como disritmia ou ritmo cardíaco irregular. Onde nem todas as freqüências rápidas ou lentas significam arritmias. É um problema na velocidade ou ritmo do batimento cardíaco. Durante uma arritmia o coração pode bater muito rápido, muito devagar, ou com ritmo irregular. Batimento cardíaco muito rápido é chamado de taquicardia, enquanto muito devagar se chama bradicardia. A maioria das arritmias não causa danos, porém algumas podem ser sérias ou até ameaçar a vida. Com arritmia cardíaca o coração pode não ser capaz de bombear sangue suficiente para o corpo, o que pode danificar o cérebro, coração e outros órgãos.
As arritmias dividem-se em dois tipos, de acordo com a freqüência:
1) Taquicardias: A freqüência cardíaca é maior que 100 batimentos por minuto. Podem ser decorrentes de ansiedade, medicações ou exercício. A freqüência cardíaca é considerada anormal quando ocorre um aumento súbito, desproporcional ao esforço realizado, e podem ocorrer em diversas circunstâncias (repouso, sono, atividades diárias ou exercício).
2) Bradicardias: A freqüência cardíaca é menor que 60 batimentos por minuto, podendo ser normal durante o repouso, pelo uso de medicações ou em atletas.
Quanto ao local de origem subdividem-se em:
Arritmias Supraventriculares: aquelas