HANSENÍASE
Thaís Botelho Junqueira*
Helena Pessini de Oliveira**
RESUMO
O trabalho apresenta a história da hanseníase, focalizando a doença como uma ameaça à vida individual e coletiva que acompanha o homem desde o passado até o presente. Para realizá-lo, lançamos mão de uma revisão da literatura especifica. Palavras-chave: Lepra/hanseníase. História. Política de saúde publica.
LEPROSY: PAST- PRESENT
ABSTRACT
This study presents the history of Leprosy by discussing the disease as a menace to the individual and social life which goes along with men since the past until the present. This study was produced based in the specific literature review.
Key words: Leprosy. History. Public Health.
LEPRA/HANSENIASIS – PASADO – PRESENTE
RESUMEN
El trabajo presenta la historia de la hanseniasis, centrando la enfermedad como una amenaza a la vida individual y colectiva que acompaña el hombre desde el pasado hasta el presente. Para realizarlo, recurrimos a una revisión de la literatura específica.
Palabras Clave: Lepra/hanseniasis. Historia. Política de salud publica.
INTRODUÇÃO
A história da lepra é dramática, como as de tantas outras doenças. Revela a história do sofrimento, do pecado, da mutilação, da rejeição, do isolamento, do estigma, do horror aos sinais e sintomas, do pavor da culpabilidade individual e coletiva. Pertence à história dos saberes e das práticas ligados às instituições e às representações, bem como aos saberes científico e tecnológico.
Conhecida desde antigas civilizações, a lepra tem sido considerada uma doença contagiosa, que aflige a humanidade e causa medo (BRASIL, 1993). Representa uma ameaça coletiva, pois foi atado à doença um estigma tão
intenso e peculiar que é capaz de colocar em jogo não apenas o destino da vida do doente, mas também o de toda a sua família, atravessando fronteiras geográficas, culturais e até mesmo históricas (PEDROSA, 1991;
CLARO, 1993).
No Brasil,