Hanseniase
(PERIODO DE 2009 a 2011)
Ada Almeida Oliveira Madeira.
Ana Carla Silva do Vale.
Cleiane Ferreira Lima
Joana D' arc Lourinho Portilho
Raul Souza Brito Campos
Valmira Pompeu da Silva
Resumo
O Objetivo desta pesquisa é mostrar o perfil epidemiológico da Hanseníase no Município de Castanhal-PA, durante o período de 2009 a 2011.
Os dados foram coletados junto a secretaria de saúde do Município, a partir dos instrumentos oficiais de notificação do SINAN acompanhados por um questionário que investigou o perfil epidemiológico da hanseníase, levando em consideração o numero de casos por idade e sexo, nesse contexto.
Palavras chaves: Hanseníase. Dados epidemiológicos. Perfil epidemiológico-Castanhal-pa.
Abstract
The goal of this research is to show the epidemiological profile of leprosy in the city of Castanhal-PA, during the period from 2009 to 2011.
Data were collected from the health department of the city, from the official notification of the instruments SINAN accompanied by a questionnaire that investigated the merits of new cases in order to evaluate the role of migration processes in this context.
Keywords: Leprosy. Epidemiological data. Epidemiological profile-Castanhal-pa.
Introdução
A hanseníase é uma infecção causada pelo Mycobacterium leprae, cientificamente denominada por bacilo de hansen que apresenta afinidade por células cutâneas e células dos nervos periféricos. Esse bacilo tem capacidade de infectar grande numero de indivíduos (alta infectividade) no entanto poucos adoecem(baixa patogenicidade), essas propriedades dependem de alem das características intrínsecas do bacilos, de sua relação com o hospedeiro e o grau de endemicidade do meio. O alto potencial e incapacidade da hanseníase está diretamente relacionado ao poder imunogênico do Mycobacterium Leprae. Podendo ser classificada de duas maneiras: