Quimica
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
COMPONENTE CURRICULAR: QUIMICA GERAL
CAIQUE MACEDO VIANA
OURO E MERCÚRIO
VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
ABRIL/2013.
CAIQUE MACEDO VIANA
OURO E MERCÚRIO
Trabalho apresentado como instrumento de avaliação parcial da componente Química Geral e Experimental do Curso de Engenharia de Produção 1º semestre – noturno, sob a orientação do Prof. Ednilton
VITÓRIA DA CONQUISTA – BAHIA
ABRIL/2013
Ouro (Au)
Origem
O ouro foi provavelmente um dos primeiros metais a ser descoberto pelo homem, juntamente com mais elementos como o carbono, mercúrio, ferro, prata, cobre e outros , por volta do ano de 2600 a.C.
Em meados do ano 1400 a.C., os Egípcios passaram a usar o ouro para valorizar os sarcófagos das múmias dos faraós. Por este e outros motivos então o ouro mereceu lugar de destaque por ser um metal precioso de beleza e características próprias.
O ouro também pode ser encontrado livre na natureza, em forma de pepitas. Quando o ouro é encontrado 100% puro é denominado de 24 quilates e quando encontrado em 75% em massa de ouro e o restante correspondente è prata e cobre é denominado de 18 quilates, que é o mais utilizado para confecção de joias.
Pelo fato do ouro ser raro e com um valor comercial grande, existem inúmeras imitações, tentando se passar por esse metal tão precioso, uma delas é chamada de pirita (FeS2), um composto iônico que apresenta características muito semelhante com o verdadeiro (Au) que é a sua cor e o seu brilho.
Aplicações
O ouro é amplamente utilizado na confecção de joias (anéis, pulseiras, colares) medalhas, moedas, circuitos eletrônicos.