HANSENIASE
O QUE É HANSENÍASE????
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo principal agente etológico é o Mycobacterium leprae (M.
Leprae). Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos, no entanto poucos adoecem. A doença atnge pele e nervos periféricos podendo levar a sérias incapacidades fsicas.
TEM CURA???
A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante.
O Brasil teve 24.612 novos casos de hanseníase em 2014, segundo o Ministério da
Saúde.
TRANSMISSÃO
A transmissão do M. leprae se dá através de contato íntmo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitda através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente.
SINTOMAS
• A hanseníase acomete primeiro a pele e os nervos periféricos, e pode atngir também os olhos e os tecidos do interior do nariz. O primeiro e principal sintoma são o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos
• Perda de sensibilidade térmica, perda de pêlos e ausência de transpiração
• Paucibacilar
- Indeterminada- Estágio inicial da doença e muito comum em crianças. - Tuberculoide- Forma mais leve da doença. A pessoa tem apenas uma ou poucas manchas pálidas na pele. Ocorre quando a patologia é paucibacilar (com poucos bacilos), ou seja, não contagiosa. • Multibacilar
- Dimorfa- Forma intermediária da doença. Há mais manchas na pele e cobrindo áreas mais extensas
- Virchowiana- Forma grave da doença, multbacilar, com muitos bacilos, e contagiosa. Os inchaços são generalizados e há erupções cutâneas, dormência e fraqueza muscular. Nariz, rins e órgãos reprodutvos masculinos também podem ser afetados.