Hans jonas: o princípio responsabilidade
Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica - Oswaldo Giacoia Júnior
Biografia de Hans Jonas * 1903- Nasceu na Alemanha * 1934- mudou-se para a Palestina * 1949- foi para o Canadá, e por fim para os Estados Unidos, onde começou a lecionar.
Destacou-se por uma obra histórico-filosófica sobre a gnose e por seus trabalhos sobre a filosofia da biologia. Nos anos 60, focou os seus estudos nas questões éticas suscitadas pelo progresso da tecnologia. O Princípio Responsabilidade é sua principal obra e foi publicada em 1979.
Introdução: Analisar e fundamentar filosófico metafisicamente uma ética que anseia às gerações futuras, são os principais objetivos do livro de Hans Jonas O Princípio Responsabilidade. Nessa ética o dever classifica-se como responsabilidade e não somente como gratidão.
O Mito de Prometeu oferece uma ampla simbologia sobre as amplas possibilidades que a técnica moderna oferece ao agir humano, o qual implica na necessidade de uma normatização ética, além de novas dimensões de responsabilidade, cujo destinatário verdadeiro é a práxis coletiva.
As consequências suscitadas pela intervenção tecnológica sobre a natureza e sobre o próprio homem são as principais preocupações do autor, uma vez que crê ser imprescindível preservar o que é essencialmente humano.
Características Principais da ética tradicional * A verdadeira vocação do homem encontrava-se na polis * Antropocêntrica e relaciona-se apenas ao plano das relações intra-humanas.
Novas dimensões da responsabilidade * Surgimento da técnica moderna * Agir coletivo + poder tecnológico * O trabalho implica em uma nova relação com o homem: homem com homem e homem com natureza (relação predatória – o homem destrói a natureza).
Novo papel do saber na responsabilidade: Há um reconhecimento da oposição entre desconhecimento e dever de saber, fato que faz com que se torne necessário pensar na pior conseqüência da