Handebol
A Europa é o grande centro do handebol no mundo. Por ter sido criado e se popularizado no continente, mais especificamente na Alemanha, é lá que surgem as grandes estrelas desse esporte.
Muito popular, em alguns países pode ser comparado com o futebol no Brasil, pois lota ginásios e causa euforia.
As principais seleções masculinas são as da Alemanha, Espanha, França, Croácia e Rússia. Quanto aos clubes são também nesses países que estão os melhores do mundo e, conseqüentemente os melhores jogadores.
O atual Campeão Mundial de Handebol é a seleção da Espanha. Já a atual Campeã Olímpica masculina é a seleção da Croácia.
Eleito em 2005, o atual melhor jogador do mundo é o goleiro do C.B. Ciudad Real, da Espanha, Arpard Sterbik. Pela primeira vez na história do handebol, um goleiro recebeu este título.
O armador esquerdo brasileiro Bruno Souza já foi eleito o terceiro melhor jogador do mundo, sendo o único brasileiro da história do handebol no Brasil a figurar entre os melhores do mundo. O ex-atleta da Metodista joga na Alemanha no H.S.V Hamburg.
Os principais campeonatos disputados no mundo entre seleções de handebol são as Olimpíadas e o Campeonato Mundial de Handebol.
Nas Olimpíadas
O handebol fez parte pela primeira vez de uma Olimpíada em 1936 na Alemanha. Neste ano a seleção da casa se sagrou campeã e somente o naipe masculino pode participar.
Somente em 1972 nas Olimpíadas de Munique, na Alemanha o handebol se tornou um esporte oficialmente olímpico. Na ocasião a seleção masculina da Iugoslávia levou a medalha de ouro.
A primeira participação da seleção brasileira de handebol em uma Olimpíada foi em 1992, em Barcelona, Espanha. A seleção masculina representou o país e ficou com a 12º colocação.
Em 1996, em Atlanta, Estados Unidos, mais uma vez a seleção masculina se classifica e conquista o 11° lugar.
Já no ano de 2004 a seleção masculina de handebol volta a uma Olimpíada e, pela primeira vez, o Brasil consegue classificar suas