Handebol Treinamento De Ataque
Prof. Fábio Luis Fernandes Lisboa
Fisioterapeuta
Técnico de Handebol da Seleção do Rio Grande do Sul
Professor de Educação Física
“O treinamento de ataque de uma equipe de Handebol é um trabalho de fácil aplicação e retorno imediato”. Mas como em todo método nem sempre tudo é perfeito, devido algumas interferências, como falta de um conhecimento teórico e prático profundo do treinador e da equipe que supervisiona os treinamentos podem levar algumas equipes a desempenhos não esperados, e esses não devem ser julgados injustamente sem antes levar em considerações todas essas interferências. Muitos desses fatores acabam por levar muito professores recém-graduados a não seguir na carreira de treinador desportivo.
Para que o professor possa obter um sucesso em sua carreira como treinador é importante que consiga fazer um bom uso e controle de seus gestos, e da sua linguagem. Procurando dar bons exemplos e conquistar a confianças dos orientados, pois o professor sempre é visto como um exemplo para todos, e se as atitudes não forem às melhores, possivelmente não conseguirá manter o controle e ter o respeito da equipe.
O treinamento de ataque no handebol é bem simples, considerado um trabalho prazeroso e motivante devido ser executado em sua maior parte com bola. Exige do orientado muita disciplina, pois para que ele consiga a perfeição dos gestos técnicos precisará treinar incansavelmente com repetições. Aliado a isso, é necessário que o treinador possua um conhecimento teórico das técnicas e tática do ataque de handebol para que possa criar situações que simulem momentos que acontecem nos jogos, para que haja o sucesso do grupo.
Sucesso que só pode ser alcançado se todos trabalharem juntos em prol do mesmo objetivo, formando uma equipe fortalecida, facilita o treinamento, ajuda na aprendizagem e principalmente influencia no comportamento dos atletas, que ficam mais motivados. Em um treinamento deverá ser