ATPS De Fisica 3
Indústrias de processamentos de produtos alimentícios que em algumas de suas fases se apresentam na forma de pó são instalações de alto risco quanto a incêndios e explosões. Nelas a armazenagem, secagem e beneficiamento de produtos em modo processado devem obedecer há rígidos padrões de segurança. Os acidentes causados por poeiras em suspensão são os que mais danos trazem ao patrimônio dessas indústrias alimentícias, com perdas irreparáveis e inclusive com perdas de vidas humanas.
Os fatores de influências são sempre os mesmos, ambiente fechado alta concentração de partículas no ar e a produção da faísca. A capacidade elétrica dos sólidos é a função de sua superfície, a possibilidade de que se produzam descargas eletrostáticas de suficiente intensidade para colocar em ignição a nuvem de pó podem provocar explosões.
Fatores influentes: Uma atmosfera é explosiva quando a proporção de gás vapor ou pó no ar é tal que uma faísca proveniente de quais quer fonte provoca á explosão. Tecnicamente falando uma explosão é uma onda de combustão.
Abrir
A formação da atmosfera explosiva
A maioria dos materiais orgânicos, assim como muitos metais e outros materiais não metálicos inorgânicos, pode queimar ou explodir quando finamente divididos e dispersos em concentrações adequadas. As atmosferas explosivas de poeiras combustíveis podem ser encontradas em diversos processos, como os relativos a pó de amído de milho, armazenagens de grãos, dentre outros e etc... . Atividades de polir, moer e transportar muitos destes materiais podem produzir partículas muito pequenas, que podem facilmente ficarem em suspensão no ar e após algum tempo assentar em superfícies, fendas, coletores de poeira, e outros equipamentos. Quando perturbadas, elas podem gerar nuvens de poeira potencialmente explosivas. Mesmo pequenas quantidades de poeira acumulada podem causar danos catastróficos.
Incêndios e explosões
As partículas de pó quando em contato com fontes de ignição, podem apresentar