Handebol
3.1 Marco Teórico
3.1.1 Educação Física Escolar: Funções e objetivos
Segundo Moreira (2006), a educação física escolar tem a função, entre tantas outras, de ensinar o esporte. E a escola, principalmente pública, pela acessibilidade facilitada, torna-se a responsável, na grande maioria das vezes, pelo primeiro contato da criança com o esporte, este que deve ser educacional, cooperativo, lúdico, reflexivo, proporcionar a participação de todas as crianças e contribuir para um autodescobrimento, para uma conquista de autonomia e capacidade de transpor limites. Sendo assim, deve-se educar objetivando benefícios e desenvolvimento integral dos educandos que pode ser observado no trecho abaixo:
Basta lembrar que quem joga coopera (atua junto), tem a oportunidade de rever pontos de vista e atitudes, de reconhecer o esforço próprio, coletivo e alheio, de compartilhar espaços, idéias, projetos, de concentrar-se, de criar estratégias para mais bem interagir com os desafios impostos pela disputa, de se aproximar de outras pessoas, de conviver com as diferenças, com a vitória e a derrota, de aprender a lidar com estas últimas, de colocar-se disponível, de socializar habilidades, de expressar sentimentos, de solidarizar-se (MOREIRA, 2006, p. 136).
De acordo com Augusto (2001) o papel da educação física escolar é proporcionar que o aluno compreenda e domine as técnicas e habilidades necessárias, e atenda aos objetivos e perfil do professor, este que tem como responsabilidade elaborar programas adequados.
3.1.1.2 A função da Educação Física no Ensino Fundamental
De acordo com Batista (2001), o objetivo da educação Física no ensino fundamental consiste em desenvolver a coordenação de uma forma geral, através de jogos recreativos, estafetas, brincadeiras, ou seja, a criança deve gostar do que faz, deve sentir prazer. Os educandos encontram-se na fase de assimilação, são ativos, dinâmicos e ansiosos em aprender.
De acordo com o