haha
O objetivo deste trabalho é enfocar os aspectos básicos do uso de Fertilizantes mais especificamente no Brasil, apresentar respostas para algumas dúvidas sobre esse uso como prós, contras, origem, para que serve e a porcentagem de uso aqui no País, espero que o trabalho inclua conhecimento para o aluno(a)/professor(a) que se disponha a ler.
Fertilizantes
Fertilizantes ou adubos são compostos químicos ou orgânicos que visam suprir as deficiências em substâncias vitais à sobrevivência dos vegetais, são aplicados na agricultura com o intuito de aumentar a produção. Se não fosse por eles não seria possível produzir a grande demanda de alimentos necessária para abastecer a população mundial. Mas juntamente com estes benefícios vem a poluição de rios, lagos e mares. Podem ser aplicados através das folhas (pulverização manual ou mecanizada ou ainda via irrigação) ou através do solo. É bom lembrar que antes de se aplicar qualquer tipo de fertilizante ou corretivo de solo, deve-se antes fazer uma análise química do solo e em seguida encaminhá-la a um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola, para que, dessa forma, não haja desperdícios e compras desnecessárias, ou ainda uso incorreto dos fertilizantes podendo acarretar perdas na produtividade com o uso desbalanceado dos nutrientes ( o excesso de um nutriente e a falta de outro pode deixar a planta muito suscetível a doenças). Os fertilizantes, não obstante o seu mérito na agricultura são responsáveis pela poluição de solos e cursos de água, contribuindo desta forma para a poluição ambiental.
De onde vieram os Fertilizantes
Fertilizantes podem ser divididos em três nutrientes essenciais para o crescimento das plantas: nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K).Fertilizantes derivados desses três elementos correspondem a 90% do consumo total de adubo. Os 10% restantes consistem no consumo de microelementos, como enxofre,