haha
Os anti-inflamatórios não-esteroides são um grupo variado de fármacos que têm em comum a capacidade de controlar a inflamação, e de reduzir a dor, e combater a febre. Fazem parte deste grupo medicamentos muito conhecidos ( por volta de cinquenta), em parte por alguns já estarem disponíveis há muito tempo, e por serem de venda livre tem vasto número de situações em que são usados. São antagonistas competitivos (exeto AAS) seletivos ou não do sitio ativo da ciclogenase. O bloqueio da COX conduz a queda da síntese de prostaglandinas, o que diminui a vasodilatação, bem como diminui a sensibilização nociceptor que reduz a transmissão da dor, e com o aumento sensorial do calor hitotalâmico, reduz a febre. Os fármacos seletivos agem principalmente sobre a COX-2 e menos na COX-1 , por isso tem muitos efeitos adversos.
Sua farmacocinética:
-Uso oral
-Injetável
-Tópico
-Excreção urinaria
-Sua meia vida é variável: como curta, intermediaria e alta Os cuidados com os antiinflamatórios são maiores quando se faz uso dos mesmos por tempo prolongado em enfermidades crônicas como é o caso das artrites inflamatórias. Os AINES não são indicados durante a gravidez porque podem causar fechamento precoce do canal arterial, por isso deve ser usado somente após a gravidez. (exeto paracetamol) Como principais características dos AINES, eles provocam gastrite, pela queda da gastro-proteção; fechamento prematuro do canal arterial; queda da filtração renal; Inibição da agregação plaquetária e alguns tipos de alergias cutâneas Os ativos variam de acordo com os termos de intensidade da ação analgésica e antitérmica, bem como os termos de intensidade de gastrotoxidade.
Paracetamol: Composto analgésico e antitérmico bem tolerado, seguro inclusive da gestação. Porém seu mecanismo de ação é pouco esclarecido.