Habilidades Administrativas
Existem 3 tipos de habilidades necessárias para que o administrador possa atuar com sucesso.
Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio de experiência e educação.
Habilidade humana: Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e principalmente liderar grupo de pessoas.
Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.
Vale reforçar que para a habilidade conceitual necessitamos desenvolver a capacidade de pensar, definir situações organizacionais e seus respectivos graus de complexidade e finalmente diagnosticar e propor soluções. A Administração Científica
Taylor
Com sua visão de engenheiro ele revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho através da aplicação de métodos científicos.
Baseia-se na Escola Clássica, onde as pessoas eram consideradas instrumentos de produção para se atingir a eficiência empresarial.
Fases de estudo do tempo:
Analítica:
Quebra das atividades e estudo dos melhores métodos para cada movimento registrado e cronometrado.
Construtiva:
Arquivo de movimentos elementares e tempo. Melhoria e padronização dos elementos relacionados ao trabalho. Em virtude desses estudos, os operários se mostraram resistentes porque acreditavam que trabalhando mais depressa, faziam com que grandes números de outros trabalhadores perdessem o emprego.
A administração científica focou a administração geral, preocupando-se nas tarefas realizadas pelos empregados. MÉTODO EMPÍRICO
Domínio do costume;