Habilidades administrativas
A base para o trabalho de qualquer gestor em qualquer que seja a área que administra é a de desempenhar as denominadas funções administrativas: planejamento, organização, liderança e controle, pretendendo alcançar vantagens competitivas.
Estudos recentes têm descoberto que o bom desempenho das funções administrativas só aparece a partir do momento em que os gestores desenvolvem certas habilidades gerencias.
As Habilidades Administrativas
Antes que possamos falar diretamente a respeito das habilidades administrativas, é importante conceituar o que significa propriamente uma habilidade.
O conceito de habilidade provém do termo latino habilĭtas e refere-se à capacidade e à disposição para fazer algo. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, a habilidade é aquilo que uma pessoa executa com talento e destreza e o enredo disposto com engenho, artimanha e perícia.
Por outras palavras, a habilidade é o grau de competência de uma pessoa relativamente a um determinado objetivo.
Nestes termos, as habilidades relacionadas às atividades gerenciais podem ser assim apresentadas:
1- Habilidades Conceituais
Observamos que o Administrador deve, primeiramente, entender o funcionamento da empresa e deve compreender a que cada setor e unidade se destinam, porque e para que certo departamento da empresa existe. As habilidades conceituais servem sobre tudo para ver a organização como um todo e o relacionamento e integração entre suas partes. Ela envolve pensamento do administrador, o processamento das informações e as habilidades de planejamento, para promover mudanças e competitividade.
Todos os gerentes precisam dessa habilidade porque tomam decisões, alocam recursos e inovação; isso tudo requer uma visão mais ampla para estabelecer as metas e obter resultados.
Síntese de Capacidades Conceituais
Reconhecer questões complexas e dinâmicas
Examinar fatores numerosos e conflitantes.
Resolver problemas de forma