Habermas
Discente: Bianca Madrona
Docente: Esiomar Andrade Silva Filho
Curso: Direito
Disciplina: Economia Política
Pontes e Lacerda – MT
2014
Introdução à Economia – Nicholas Gregory Mankiw
Capítulo 5 – Elasticidade e sua aplicação
Pontes e Lacerda – MT
2014
QUESTÕES PARA REVISÃO
1. Defina a elasticidade - preço da demanda e a elasticidade - renda da demanda.
Elasticidade - preço da demanda: É a medida de quanto a quantidade demandada de um bem reage a uma mudança no preço deste bem. Cálculo: Variação percentual da quantidade demandada dividida pela variação percentual do preço.
Elasticidade - renda da demanda: É a medida de quando a quantidade demandada de um bem reage a uma mudança na renda dos consumidores. Cálculo: Variação percentual da quantidade demandada dividida pela variação percentual da renda.
2. Relacione e explique alguns dos determinantes da elasticidade - preço da demanda.
Definição ou tamanho do mercado: A elasticidade-preço da demanda de qualquer mercado depende de como traçamos seus limites.
Bens necessários versus Bens supérfluos: bens necessários tendem a ter uma demanda mais inelástica, bens supérfluos tendem ater uma demanda mais elástica.
Disponibilidade de bens substitutos: bens que tem muitos produtos substitutos idênticos na maioria das vezes são mais elásticos, porque são fáceis de serem trocados.
Horizonte do tempo: bens tendem ter demanda mais elástica em horizontes de tempo mais longe e mais inelástico.
3. Se a elasticidade é maior que 1, a demanda é elástica ou inelástica? Se a elasticidade é igual a 0, a demanda é perfeitamente elástica ou