Microturbinas Eólicas - Viabilidade Econômica
MATHEUS REIS
MICROTURBINAS EÓLICAS:
Estudo da Viabilidade Econômica no Estado de São Paulo
Santo André
2014
MATHEUS REIS
MICROTURBINAS EÓLICAS:
Estudo da Viabilidade Econômica no Estado de São Paulo
Projeto de Pesquisa apresentado à Prof.ª Dr.ª Margarethe Steinberger Elias, como requisito da disciplina Projeto Dirigido.
Orientadora: Profa. Patrícia Teixeira Leite
Santo André
2014
1. INTRODUÇÃO
1.1 Área
Trata-se de um projeto na área de Energia Eólica
1.2 Tema
No assunto Energias Renováveis, o Brasil vem caminhando na direção certa para atender à sua crescente demanda. No ano de 2013, já entraram em operação 3GW de capacidade instalada em energia renovável, e quase 40 GW de projetos se inscreveram para os leilões de novembro e de dezembro do ano de 2014 [1].
Uma das formas crescentes de energia renovável nos últimos anos tem sido a energia eólica. Sua aplicação, comumente mais voltada ao ambiente rural, tem se atualizado para o contexto urbano, onde microturbinas eólicas têm feito com que casas, prédios e edifícios comerciais, em alguns lugares do mundo, caminhem em direção à autossuficiência energética.
Entretanto, no ambiente urbano, a energia eólica tem tido dificuldades para se promover, principalmente por causa da irregularidade do recurso eólico nesse ambiente. Ainda assim, existe um potencial muito grande para a micro geração de energia eólica no contexto urbano, pois a oferta tecnológica é crescente [2].
Portanto, os principais desafios para o desenvolvimento de microturbinas eólicas nas áreas urbanas tem sido a dificuldade em analisar o recurso eólico nessas áreas: velocidade e direção do vento, orografia do local, rugosidade e obstáculos ao escoamento atmosférico [2] e também o armazenamento a um baixo custo da energia produzida.
1.2.1 As Microturbinas Eólicas
Uma turbina eólica é dita “pequena” quando a área de