Alternativas Energéticas
Aluno: Jonathan Souza Nº 18
Disciplina: Biologia Profª: Maria Toscano
K9UMVF
Alternativas Energéticas.
O termo alternativas energéticas refere-se ao conjunto de tecnologias de transformação, fontes e usos da energia que se caracterizam por serem não-tradicionais no presente, além de serem potencialmente sustentáveis, o que se traduz em baixo impacto ambiental, viabilidade econômica, justiça social e aceitação cultural.
Biodiesel
A Cemig fomenta o desenvolvimento de tecnologias para produção e uso de biodiesel por meio de projetos de pesquisa e parcerias com outros órgãos do Estado. Dessa forma, construiu o Laboratório de Biocombustíveis, em parceria com o Cetec (Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais), com capacidade de produção de 1.000 litros/dia de biodiesel.
O biodiesel é um combustível renovável e biodegradável, ecologicamente correto, obtido a partir de reações químicas entre um óleo de fontes vegetais (como a soja, mamona, dendê, girassol, caroço de algodão, amendoim, babaçu, pinhão-manso, entre outros) e um álcool (que pode ser metanol ou etanol), na presença de catalisadores. Também pode ser usada a gordura animal, no lugar do óleo vegetal.
Ele substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclo diesel automotivos e estacionários e pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções.
Vantagens:
• totalmente compatível com o diesel de petróleo praticamente em todas as suas propriedades;
• biodegradável;
• derivado de matérias-primas renováveis de ocorrência natural e não finitas, ao contrário do petróleo que tem reservas limitadas;
• pode ser produzido localmente em regiões isoladas;
• contribui para a geração de emprego no setor primário, fortalece o agronegócio e promove o crescimento regional sustentável;