Fontes Alternativas e Energeticas no Brasil
Disciplina: Geografia
Professora:
Componentes:
Estrutura energética no Brasil
No que se refere às possibilidades de geração de energia, o Brasil apresenta grande vantagem em elação á maioria dos países, pois as condições naturais – clima, relevo, hidrografia, solo, estrutura geológica – e a extensão territorial brasileiras permitem que o pais disponha de várias opções energéticas, muitas delas renováveis e menos poluentes que os combustíveis fósseis.
A cana – de – açúcar teve crescimento expressivo nos últimos anos como matéria – prima para a geração de energia. O etanol e outros produtos derivados da cana, como o bagaço utilizado para queima nas próprias usinas, superam o uso de energia hidráulica e posicionam-se abaixo apenas do petróleo e seus derivados.
No Brasil, o uso de energia renovável é de cerca de 45%, bem acima da média mundial, que está por volta de 12% e disponibiliza grande variedade de opções energéticas. Para a geração de eletricidade, há no país grande aproveitamento das forças das águas dos rios, o que é bastante positivo, pois se trata de fonte de energia que não polui a atmosfera e é renovável, apesar de provocar impactos socioambientais.
O Brasil também tem potencial para desenvolver fontes energéticas, sobretudo as provenientes de biomassa, além da energia solar e eólica. No entanto, o desenvolvimento de fontes alternativas para a produção de combustível e a geração de eletricidade ou de calo dependente de investimentos, programas de apoio governamentais para o uso dessas fontes e mais divulgação das vantagens que elas representam.
Alterações na matriz energética
A atual matriz energética brasileira é resultado de politicas nacionais de desenvolvimento adotadas no decorrer do processo de industrialização do Brasil, particularmente a partir de 1960. Tais politicas foram baseadas na indústria automobilística e nas obras de infraestrutura. A