Anaeróbicos
A energia que está no alimento (ingerido ou fabricado) deve ser processada para que o organismo possa utiliza-la. E existem dois tipos de processos que liberam esta energia dos alimentos: a respiração e a fermentação. Muitas vezes os cientistas se referem a estes dois processos como respiração aeróbia e respiração anaeróbia, respectivamente. A respiração anaeróbia, também chamada de respiração anaeróbica, ou também de fermentação, ocorre apenas na ausência de oxigênio. Organismos como fungos e bactérias, por exemplo, realizam a respiração na falta do oxigênio, sendo chamados deseres anaeróbios ou anaeróbicos.
Seres anaeróbios obrigatórios - utilizam a fermentação como único processo de obtenção de energia.
Seres anaeróbios facultativos - utilizam normalmente a respiração aeróbia como processo de obtenção de energia mas, na ausência de oxigênio, podem usar a fermentação como via energética alternativa.
Seres anaeróbios facultativos - utilizam normalmente a respiração aeróbia como processo de obtenção de energia mas, na ausência de oxigênio, podem usar a fermentação como via energética alternativa. Seres anaeróbios facultativos - utilizam normalmente a respiração aeróbia como processo de obtenção de energia mas, na ausência de oxigênio, podem usar a fermentação como via energética alternativa.
Seres anaeróbios facultativos - utilizam normalmente a respiração aeróbia como processo de obtenção de energia mas, na ausência de oxigênio, podem usar a fermentação como via energética alternativa.Seres anaeróbios facultativos - utilizam normalmente a respiração aeróbia como processo de obtenção de energia mas, na ausência de oxigênio, podem usar a fermentação como via energética alternativa.Seres anaeróbios facultativos - utilizam normalmente a respiração aeróbia como processo de obtenção de energia mas, na ausência de oxigênio, podem usar a fermentação como via energética alternativa.Seres anaeróbios facultativos -