Resenha do livro “Energia - o Vício da Civilização - Crise Energética e Alternativas Sustentáveis”
Professor: Romir
Aluno: João Marcelo Ramos
Resenha do livro “Energia - o Vício da Civilização - Crise Energética e Alternativas Sustentáveis”
Autor: Lamare S. Murta, Aurélio
Editora: Garamond
É um livro que demonstra de maneira clara como os aspectos energéticos influenciam na historia da humanidade e do planeta.
Revivendo momentos históricos, o autor nos leva aos primórdios da humanidade e mostra como a evolução nos aproximou dos recursos naturais, fazendo menção entre a idade do bronze, da pedra, a era do vapor com uso de carvão, a utilização do petróleo e derivados simultaneamente com a energia elétrica, o uso da energia atômica até chegar a sexta fase do desenvolvimento energético que é o da energia renovável.
A revolução industrial intensificou o consumo de combustíveis fósseis e nesse período verificou-se também um intenso crescimento da queima de outros combustíveis derivados do petróleo para vários fins como iluminação artificial. As diversas formas de obtenção de combustíveis para a iluminação artificial e produção das maquinas industriais do período foram evoluindo de acordo com os problemas encontrados nas matérias primas, como exemplos temos o óleo de baleia que era utilizado pelas famílias mais abastadas para padrão de iluminação, mas a caça predatória acabou por provocar a diminuição do numero de baleis e a consequente elevação no seu preço, o que impôs a descoberta de novos fluidos iluminantes como canfeno e gás de hulha que também apresentaram problemas quanto a sua sustentabilidade.
Portanto, desde este período importante têm sido criadas e desenvolvidas técnicas que visam o aumento da produção e do transporte de mercadorias e que proporcionam conforto ao qual está adaptado o modo de vida de grande parte da nossa sociedade. Bens de consumo tais como automóveis e eletro domésticos tem sido produzidos em ritmo acelerado desde então, porém como o texto nos faz refletir, é preciso rever esse modelo de