Sistema Digestório
O tubo digestório (antes conhecido por tubo digestivo) divide-se em: alto, médio e baixo:
Tubo digestório alto: boca, faringe e esôfago.
Tubo digestório médio: estômago e intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).
Tubo digestório baixo: intestino grosso (ceco, cólon ascendente, transverso, descendente, a curva signóide e o reto).
Órgãos anexos: glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
Tubo Digestório Alto
Formado pela boca, faringe e esôfago.
Boca
A boca é a porta de entrada dos alimentos no tubo digestivo. Corresponde a uma cavidade forrada por uma mucosa, onde os alimentos são umidificados pela saliva, produzida pelas glândulas salivares.
Com isso, durante a mastigação os alimentos passam primeiro pelo processo da digestão mecânica, pela ação dos dentes e da língua e, posteriormente, pela atividade enzimática da ptialina. Sendo assim, na rápida passagem dos alimentos pela boca, a ptialina (amilase salivar) começa a atuar sobre o amido encontrado na batata, farinha de trigo, arroz, transformando-o em moléculas menores de maltose.
Para saber mais: Saliva
Faringe
A faringe é um tubo músculo membranoso, que se comunica com a boca, através do istmo da garganta e na outra extremidade com o esôfago. Dessa maneira, para chegar ao esôfago, o alimento, depois de mastigado, percorre toda a faringe, que é um canal comum, tanto para o sistema respiratório quanto para a faringe.
No processo de deglutição, o palato mole é retraído para cima e a língua empurra o alimento para dentro da faringe, que se contrai voluntariamente e leva o alimento para o esôfago. Nesse momento a epiglote fecha o orifício de comunicação com a laringe, impedindo a penetração do alimento nas vias respiratórias.
Esôfago
O esôfago é um conduto musculoso, controlado pelo sistema nervoso autônomo. Assim, por meio de ondas de contrações, o conduto musculoso vai espremendo os alimentos e levando-os em direção ao estômago.