Habermas
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
LILIANE SAIBEL ROSSOW COSTA
JÜRGEN HABERMAS
Aracruz/ES
2013
LILIANE SAIBEL ROSSOW COSTA
JÜRGEN HABERMAS
Trabalho apresentado no Curso de Administração na Faculdade Casa do Estudante na Disciplina de Ética e Filosofia, como requisito para obtenção de nota parcial no semestre letivo, no primeiro período, sob orientação do Edimilson Vieira de Melo
Aracruz/ES
2013
1. Habermas: Sua História
O filósofo Jürgen Habermas nasceu na cidade de Düsseldorf, na Alemanha, em 18 de junho de 1929, no mesmo ano da fundação da Escola de Frankfurt. Estudou filosofia, história, literatura e interessou-se também por psicologia e economia, nas universidades de Gottingen, Zurich e Bonn. Tornou-se doutor em filosofia na universidade de Bona em 1954.
Com 31 anos Habermas começou sua vida de docente, lecionando filosofia em Heildeberg. Em 1961 publicou a conhecida obra Entre a Filosofia e a Ciência - O Marxismo como Crítica, inserida em O estudante e a Política. Habermas passou, então, a lecionar filosofia e sociologia na Universidade de Frankfurt. Em 1972, mudou-se para o instituto Max-Planck em Starnberg, mas retornou a ser professor em Frankfurt em meados de 1980, até se aposentar em 1994, mas sem nunca deixar de contribuir para com o conhecimento por meio de palestras e de uma vasta obra publicada.
As discussões do filósofo tem como principal eixo a crítica ao tecnicismo e ao cientificismo que reduziam todo o conhecimento humano ao domínio da técnica e modelo das ciências empíricas, limitando o campo de atuação da razão humana ao conhecimento objetivo e prático.
Em 1981 Habermas publicou aquela que é considerada sua obra mais importante: "Teoria da Ação Comunicativa", onde explicita que ideias de verdade, liberdade e justiça estão inscritos na nossa fala cotidiana.
Toda comunicação é mediada por atos de fala entre dois