H1n1
Os Estados Unidos não tem um sistema publico de cobertura universal na área de saúde. Existem alguns programas financiados pelo governo,como o Medicare,destinado a pessoas com mais de 65 anos, ou o Medicaid, para pessoas de baixa renda. A maioria dos americanos, porém,precisa adquirir seu próprio plano de saúde,seja por meio de seus empregadores ou por conta própria. No caso dos planos de saúde privados ,há variações nas regras e no valor a ser pago. Em alguns casos,por exemplo,o segurado tem de pagar parte do tratamento médico para depois ser ressarcido pela seguradora. Aqueles que não tem cobertura de saúde só são atendidos gratuitamente em emergências. Governo dos EUA é, de longe, o que mais gasta em saúde.
Sistema de Saúde no Canadá
A beleza do sistema canadense, o Medicare como é chamado, está na sua simplicidade. Não confundir o Medicare canadense com o Medicare americano que é também um seguro federal mas só para cidadãos acima de 65 anos de idade. No Medicare canadense todos contribuem e por isso mesmo todos tem acesso a saúde. Os riscos são divididos por toda a cidadania. Nesse sistema não existem exclusões por idade, enfermidade pré existentes ou perda de seguro com a troca de empregos.O Canadá gasta menos com a saúde do que os Estados Unidos onde o sistema é uma colcha de retalhos dominada pelos planos e seguros saúde com fins lucrativos. Claro que o sistema canadense não é perfeito.Mas pergunte ao médico ou ao cidadão canadense se eles querem substituí-los pelos sistema americano. A resposta será não.
Sistema de Saúde no Japão
Hoje o sistema de saúde no Japão está entre os mais avançados no mundo em vários aspectos, como observados na elevada expectativa de vida e na taxa de mortalidade de recém-nascidos e de crianças. Ao mesmo tempo, o sistema está enfrentando vários desafios,