Matemática
Uma das principais funções de um administrador é atingir os objetivos organizacionais por meio do trabalho coordenado de outras pessoas. Vista pela perspectiva de controle, essa função é possibilitada pelo controle comportamental de seus funcionário. A empresa controlará de alguma forma o trabalho de seus membros com o objetivo de garantir a coordenação de seus esforços e otimizar seu desempenho .
Os administradores fazem uso de diversas técnicas de controle comportamental que buscam verificar se os funcionários estão, de fato, realizando aquilo que a organização espera deles. Entre as técnicas mais utilizadas para controlar a atividade humana nas organizações destacam-se a supervisão direta, a avaliação de desempenho e a disciplina.
A supervisão direta: é uma técnica de controle que consiste na observação direta do desempenho dos funcionários, visando à correção dos problemas á medida que estes ocorram. A presença física dos supervisores restringe o comportamento do funcionário e permite a rápida detecção de problemas, sem esperar relatórios de desempenho ou reuniões de avaliação.
Avaliação de desempenho: que é o processo sistemático de avaliação dos resultados obtidos por um funcionário de forma a estimar a qualidade da contribuição prestada por ele à organização. Tenderão a se comportar de forma que seu desempenho seja bem avaliado nos critérios estabelecidos.
Técnicas de controle comportamental
Recrutamento e seleção
Orientação
Desenho de cargos
Avaliação de desempenho
Treinamento
Estabelecimentos de objetivos
Formalização
Incentivos e bônus Disciplina
Supervisão direta
Cultura Organizacional
Quando o desempenho de um trabalhador é consistentemente insuficiente ou ele ignora deliberadamente as regras e normas da organização, o administrador deve utilizar a disciplina como forma de controle comportamental. O administrador deve utilizar as medidas disciplinares ao seu alcance para advertir a