H1N1
Nome: Ana Paula Schreiner Lopes
Turma:
Etiologia
•
O agente etiológico da gripe H1N1 é o vírus Myxovirus Influenzae, que pertence à família Orthomyxoviridae, que popularmente é conhecido como Influenza.
Agente causador
•
A gripe é caracterizada como uma doença infecciosa com alto potencial de contagio causado pelo vírus Influenza. Este vírus apresenta três tipos, sendo eles o A, B e C. O tipo A, o mesmo tipo do agente causador da gripe suína, A H1N1, possui amplo potencial de mutagenicidade e esteve ligado a várias pandemias mundiais.
•
A gripe suína A (H1N1), é uma variação da gripe sazonal e carrega em sua composição material genético do vírus suíno, aviário e humano. Forma de contágio
A forma de contágio ocorre pela dispersão de gotículas contaminadas por portadores do vírus no ar, que ao entrarem em contato com superfícies de mucosas, como mucosa nasal, oral e ocular, podem provocar a infecção. Relatam-se possíveis casos, onde houve contaminação por materiais astrointestinais infectados com o vírus, observando que alguns indivíduos doentes apresentaram diarreia e vômitos.
O consumo de carne de porco não é uma fonte de transmissão, desde que o alimento seja bem cozido à temperatura média de 55o C. Embora ninguém esteja imune de contrair o vírus A/H1N1, existem alguns grupos de risco, que, em caso de contaminação com a gripe, podem apresentar complicações do quadro, como a pneumonia (causa das mortes), pela fragilidade do sistema imunológico. São eles:
- Idosos
- Crianças
- Pessoas com problemas respiratórios, como bronquite
- Pacientes em tratamento de câncer
- Doentes crônicos (cardíacos, diabéticos, hipertensos, pessoas com insuficiência outros) renal,
entre
Cuidados com indivíduos contaminados
•
O Ministério da Saúde propõe medidas de prevenção da doença por meio do uso de máscaras cirúrgicas descartáveis quando em permanência de áreas de risco, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, ao tossir ou espirrar,