Gêneros Textuais e Sequências Textuais.
LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS
2014.2
Com base nos conceitos selecionados, escreva um pequeno texto, de no máximo duas páginas, articulando e comentando sobre os temas Gêneros Textuais e Sequências Textuais.
Os gêneros textuais são os textos que circulam na sociedade e que desempenham diferentes papéis comunicativos, ou seja, são tipos relativamente estáveis de enunciados produzidos pelas mais diversas esferas da atividade humana, podendo se dizer então que os textos são produtos da atividade de linguagem em funcionamento permanente nas formações sociais. Segundo Marcuschi (2003, p.01) “todo gênero tem um suporte, mas a distinção entre ambos nem sempre é simples e a identificação do suporte exige cuidado”. O suporte, realmente, é importante, porém não significa que ele determine o gênero, mas que o gênero exige um suporte especial, embora em alguns casos o suporte determine a distinção que o gênero recebe. O mesmo autor aponta desde o telefone, que funciona como canal, passando pela Internet (um serviço), ao pára-choque de caminhão (suporte de um gênero), porém com uma certa cautela, pois é uma abordagem que exige uma definição mais criteriosa. É o que ele (2003, p.07) o faz: “Suporte de um gênero é um locus físico ou virtual com formato específico que serve de base ou ambiente de fixação do gênero materializado como texto”.
No entanto o suporte deve ser algo real, ou no caso da internet, ter uma realidade virtual, tendo como exemplo um livro, folder, jornal, televisão, radio, cinema, um e-mail que transformou o gênero ‘carta’ para uma dimensão tecnológica, pois veicula se através de meios eletrônicos, dentre outros. Vale ressaltar que em virtude de uma grande variedade de textos, o suporte é muito importante, embora que o suporte não determine o gênero, mas ele o fixa e o expõe de varias formas, seja através de uma simples embalagem que leva um rotulo a bula de remédio e assim sucessivamente.
Vale destacar que as