Gêneros do radio
Rádio – Jornalismo Prof. Maicon Ferreira de Souza Tema: Rádio e os gêneros jornalísticos
}
{
LUCHT, Janine M. P. Gêneros do rádiojornalismo: Analise da rádio eldorado de São Paulo. São Paulo: UNIMEP, 2009. 173. Tese, Doutorado em Comunicação Social, São Paulo, 2009.
Do latim, a palavra gênero deriva de genus/generis (família/espécie)
{
A noção de gênero pode ser compreendida a partir de duas explicações: 1. Maneira/Modo 2. Estilo/natureza/técnica
Diferença na forma e conteúdo.
=
/
Jornalismo Informativo Jornalismo Interpretativo Jornalismo Opinativo Jornalismo Utilitário
Jornalismo Informativo
É aquele que se limita a narrar os acontecimentos, sem emitirqualquer tipo de juízo de valor, opinião ou interpretação. Para José Marques de Melo (2003, p.65), este gênero estrutura-se “a partir de um referencial exterior à instituição jornalística”: a eclosão dos eventos, ou seja, os formatos do gênero informativo diferenciam-se pela obertura da imprensa na progressão dos contecimentos.
*A presidente dilma caiu e quebrou o dedo.
Jornalismo Interpretativo - Definição
A conclusão parece estar ligada ao fato de que para haver interpretação é preciso antes farto material para análise, uma vez que o referido gênero não pretende emitir juízo de valor e sim situar o leitor para que possa compreender os fatos em sua totalidade, com uma análise embasada e com projeções substanciais para o futuro. Beltrão afirma que nem sempre isso é possível, uma vez que os proprietários de jornais não estão dispostos a investir em qualidade *Apontou o centro de campo com as duas mãos é sinal de Fim de jogo.
Jornalismo Opinativo
Em um plano mais operacional, podemos dizer que o gênero opinativo é aquele que “comenta um fato ou decisão, expondo o pensamento da própria empresa jornalística ou de um especialista
*Exemplo Tite
Jornalismo Utilitario – Definição
Em pesquisa sobre as notícias e serviços nos telejornais da Rede Globo, observou que